Originado na China, o wushu é honrado, rico em conteúdo e diversificado em formas. Em seu processo secular de desenvolvimento o wushu tem sido referido como artes marciais, “Guoshu”, bem como “kung-fu” em algumas áreas. A origem do wushu pode ser rastreada até as atividades iniciais dos antepassados ​do povo chinês que lutaram duro para sobreviver. Praticado pelas pessoas comuns como um meio para o treinamento de auto-defesa e física, bem como para uma vida alegre. Durante o processo de sua melhoria gradual e desenvolvimento nos tempos modernos, wushu tem sido basicamente separado das habilidades militares. Com ataque e defesa, como seus movimentos básicos e da cultura tradicional chinesa, como pano de fundo, o wushu se tornou um evento esportivo que inclui disciplinas de taolu e sanda.
Fonte: www.iwuf.org


Wushu taolu

é um conjunto de conexão de movimentos estilizados coreografados de acordo comcertas leis, incorporando a conotação filosófica de ataque e defesa.
Fonte: www.iwuf.org


Wushu internos

No Wǔshù (武术), artes marciais chinesas, os ESTILOS INTERNOS, também conhecidos por Nèijiā (内家) agrupam aqueles estilos que praticam o desenvolvimento da força interna, Nèi jìng (内经), em que são focalizados o cultivo do Qì (气), do aspecto espiritual Shén (神), mental Yì (意 ) e do Jìn (劲) suave, em oposição aos ESTILOS EXTERNOS, Wài jiā (外家), cuja ênfase recai nos aspectos fisiológicos, conhecidos por força externa, Wài jìng (外经), o Jìn (劲) duro. Os Estilos Internos das artes marciais chinesas possuem vários ramos que foram enumerados, primeiro, por Sūn Lùtáng (孙禄堂), durante o período entre 1955 a 1928. Incluem-se entre eles o Tàijíquán (太极拳), Xíngyìquán (形意拳) e Bāguàzhăng (八卦掌). Englobam também todas as outras artes marciais que enfatizam o cultivo da força interna como, por exemplo, o Tōngbēiquán (通背拳), o Bājíquán (八极拳), o Liùhébāfă (六合八法), o Bāi Méi Pài (白眉派), o Yìquán (意拳), a Espada Wǔdāng (武当) e o Qì Gōng (气功). Há vários exemplos representativos de Qì Gōng que não são marciais como o Bāduànjĭn (八段锦), Wǔqínxì (五禽戏) e Yìjīnjīng (易筋经), embora todos estes exercícios complementem o treinamento de Wǔshù Internos. Todas as artes marciais têm como objetivo final desenvolver as forças internas e as externas. Os Estilos Internos se caracterizam pelo foco nos aspectos internos desde o início do seu treinamento, aliando
harmonia e suavidade aos movimentos cíclicos e contínuos, fundamentados em princípios de relaxamento físico e mental. Uma vez que estes exercícios sejam compreendidos e incorporados, a aprendizagem evolui para a exteriorização da máxima potência e a execução plena como arte marcial. Como técnica de luta, os Estilos Internos se fundamentam na utilização da suavidade para combater a dureza, do circular para neutralizar o linear e, principalmente, no emprego do mínimo esforço para alcançar o máximo resultado. O ataque e a defesa são implícitos, podendo ser transformados um no outro de forma cíclica. O treinamento mais efetivo para incorporar esta interação da força oponente, a sua neutralização e a transformação dela na força de contra-ataque é a prática de Tuīshǒu (推手). Como o treinamento dos Estilos Internos envolve a movimentação suave do corpo e suas partes como um todo integrado, tanto no aspecto físico como mental, traz muitos benefícios à saúde de seus praticantes, sendo por esse motivo adequado à prática em qualquer idade. Os Estilos Externos caracterizam-se pelo treinamento do desenvolvimento de movimentos rápidos e explosivos com ênfase na força física e agilidade. Os treinos focam-se inicialmente no trabalho da potência muscular, velocidade e suas aplicações. Somente num estágio avançado, depois que um nível sólido de desenvolvimento físico é atingido, que inicia-se o trabalho dos aspectos internos, tais como exercícios de Qì Gōng mais duros, marciais, integrando e completando o seu treinamento.
Fonte: www.cbkw.org.br


Wushu sanda

Sanda (散打), que pode ser traduzido literalmente como “luta livre”, é uma forma chinesa moderna de combate mão-a-mão, um sistema de auto-defesa, e um esporte de combate. Não é considerado um estilo de luta independente, mas um dos componentes das diversas modalidades de arte marcial chinesa, normalmente ensinado integrado às diversas formas de wushu. O termo Sanda é mais antigo e de uso mais comum, quando o governo chinês formalizou e padronizou as artes marciais usou oficialmente o termo Sanshou para designar este aspecto, posteriormente voltando a usar o termo Sanda. O governo chinês percebeu a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento visando o melhor treinamento de seu exercito e incumbiu ao general Peng Dehuai o comando da pesquisa onde além de especialistas em Artes Marciais de toda China participaram médicos, educadores físicos, e demais pessoas relacionadas a atividades físicas e saúde. O novo sistema deveria observar 3 critérios:
– Simplicidade;
– Combate direto;
– Efetivo contra oponentes mais fortes.